A decisão de comprar um imóvel envolve diversas variáveis, e uma das principais dúvidas dos compradores é: vale mais a pena investir em um imóvel na planta ou pronto para morar? Ambas as opções possuem vantagens e desvantagens, e a melhor escolha dependerá do seu perfil e necessidades. Neste post, analisamos os principais aspectos para te ajudar a tomar a decisão certa.
Imóvel na planta
Optar por um imóvel na planta pode ser uma estratégia interessante para quem busca personalização e condições de pagamento diferenciadas. No entanto, também há fatores de risco que devem ser considerados.
Vantagens:
✅ Parcelamento do pagamento – Durante a construção, é comum haver possibilidades de parcelamento da entrada e negociação direta com a construtora. Ao comprar no lançamento, é comum ter que arcar com um valor de 5% a 10% Ato e parcelas mensais entre 0,5% a 1% do valor do imóvel.
✅ Personalização – Maior liberdade para escolher variações de planta, acabamentos e opcionais oferecidos pela construtora.
Desvantagens:
⚠ Prazo de entrega – O comprador precisará esperar a conclusão da obra, o que pode levar anos. Em geral, o período é de 2 a 3 anos entre o lançamento e a entrega.
⚠ Possíveis atrasos – Obras podem sofrer atrasos devido a diversos fatores, impactando os planos do comprador.
⚠ Imprevisibilidade com a aprovação de financiamento – A avaliação do imóvel pelo banco, aprovação do crédito e emissão do financiamento só ocorrem ao fim da obra. O aumento da taxa de juros de juros de financiamento imobiliário, a diminuição de renda mensal ou mesmo o reajuste inflacionário do período podem fazer com que o crédito do cliente não seja aprovado na totalidade, gerando imprevistos financeiros.
Imóvel pronto
Comprar um imóvel pronto pode ser a melhor opção para quem busca moradia imediata e prefere evitar riscos relacionados à construção e ao financiamento.
Vantagens:
✅ Entrega imediata – Ideal para quem precisa se mudar rapidamente ou quer investir em aluguel.
✅ Segurança no financiamento – É possível aprovar o crédito no banco antes de efetivar a compra do imóvel, minimizando os riscos financeiros da transação.
✅ Segurança na escolha – É possível visitar o imóvel antes da compra, avaliando estrutura, acabamentos e infraestrutura da região.
✅ Menos riscos com a entrega – Não há preocupação com atrasos na entrega ou divergências entre projeto e realidade.
Desvantagens:
⚠ Condições de pagamento menos flexíveis – Em geral, o financiamento é a principal opção, com necessidade de uma entrada maior. Costuma-se considerar uma necessidade de recursos para a aquisição de 25% do valor do imóvel: 20% para entrada + 5% para arcar com impostos municipais (ITBI) e custas cartorárias (Registro).
⚠ Menos possibilidade de personalização – Normalmente é uma compra “No estado”, ou seja, a planta e os acabamentos já estão definidos, bem como seus estados. Pode necessitar reformas.
Qual é a melhor escolha?
A resposta depende do seu perfil e objetivos:
➡ Se você deseja um imóvel mais personalizado e pode esperar pela conclusão da obra, o imóvel na planta pode ser uma boa opção.
➡ Se você busca segurança, previsibilidade e precisa se mudar rapidamente, um imóvel pronto pode ser a escolha ideal.
Independentemente da sua decisão, contar com uma assessoria imobiliária especializada faz toda a diferença para garantir um excelente negócio.
👉 Quer ajuda para encontrar o imóvel ideal? Fale com a Quadra 4 e tenha uma jornada de compra segura e assertiva!