5 erros comuns na compra de um imóvel – e como evitá-los

Comprar um imóvel é um grande passo, seja para moradia ou investimento. No entanto, muitas pessoas cometem erros que podem levar a prejuízos financeiros, frustração e arrependimentos. Para garantir uma experiência tranquila e segura, veja os 5 erros mais comuns na compra de um imóvel e como evitá-los.

1. Falta de alinhamento entre o casal

O erro: Decidir sobre a compra de um imóvel sem que ambos estejam alinhados pode gerar conflitos, arrependimentos e dificuldades financeiras no futuro.

🛠 Como evitar: Antes de iniciar a busca, conversem sobre expectativas, prioridades e orçamento. Certifiquem-se de que ambos concordam com o tipo de imóvel, localização e valores envolvidos. Esse alinhamento evita decisões precipitadas e frustrações.

2. Não definir um orçamento realista 

O erro: Muitas pessoas se apaixonam por um imóvel, pautado em seu tamanho, disposição da planta, localização e na infraestrutura do condomínio, sem considerar se ele realmente cabe no seu orçamento. Isso pode levar a um endividamento acima do planejado, comprometendo a saúde financeira.

🛠 Como evitar: Antes de começar a busca, defina um orçamento claro, considerando não apenas o valor do imóvel, mas também a parcela mensal aliada aos gastos mensais já existentes, e gastos futuros como impostos, taxas, escritura e possíveis reformas. Se precisar de financiamento, avalie previamente sua capacidade de pagamento e pesquise as melhores condições de crédito.

3. Não traçar um planejamento de fluxo de caixa

O erro: Não considerar todos os custos envolvidos na compra e manutenção do imóvel pode gerar dificuldades financeiras inesperadas como a perda da elegibilidade ao financiamento ou mesmo multas contratuais por inadimplência.

🛠 Como evitar: Além do valor de aquisição, leve em conta despesas como IPTU, condomínio, seguros e eventuais manutenções e programe estes gastos ao longo do tempo. Leve em conta que é necessário ter capital disponível imediatamente após receber um imóvel para arcar com custos cartorários e ITBI na ordem de 5% do valor do imóvel, bem como um orçamento para reformas, mobília, enxoval. Ou seja, não considere todo seu recurso disponível para pagar a entrada do imóvel.

4. Não avaliar a documentação do imóvel

O erro: Comprar um imóvel sem verificar sua documentação pode resultar em problemas legais, como dívidas pendentes, disputas judiciais ou impossibilidade de registro.

🛠 Como evitar: Sempre solicite a matrícula atualizada do imóvel, verifique se há dívidas de IPTU e condomínio e certifique-se de que a construção está regularizada. Contar com uma assessoria imobiliária ou jurídica como a Quadra 4 garante que todos esses detalhes sejam analisados corretamente, especialmente se estiver comprando um imóvel sem financiamento ou direto no mercado secundário.

5. Não contar com apoio profissional

O erro: Achar que pode resolver tudo sozinho e não contar com especialistas pode resultar em escolhas erradas, falta de negociação adequada e problemas jurídicos.

🛠 Como evitar: Contratar uma assessoria imobiliária garante que você tenha suporte em todas as etapas da compra. A Quadra 4 trabalha de forma imparcial, analisando cada detalhe do processo para garantir uma aquisição segura e vantajosa para você.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco